Arujá inicia turmas do curso técnico de auxiliar administrativo pelo Pronatec

Cidades Educação Em 19/10/2013 01:56:57

Reportagem: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arujá

 

O sonho de participar de um curso profissionalizante com a chancela do Senai se tornou realidade para 36 jovens arujaenses referenciados pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Na última quarta-feira (16/10), teve início no Centro de Convivência do Centro, antigo Pró-Menor, um curso técnico de auxiliar administrativo que atende alunos encaminhados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade.

No primeiro dia de atividades, a secretária da Pasta, Maria Luzia Bortone Salles Couto, esteve na unidade para dar as boas-vindas aos alunos. Ela falou, na oportunidade, sobre a relevância da formação do técnico administrativo, profissional que está inserido em umas das áreas que garante empregabilidade em diferentes setores.

A secretária incentivou os estudantes a “se esforçarem para que consigam desenvolver-se e melhorar sua qualidade de vida”. Ela lembrou que foram contemplados com a iniciativa jovens atendidos pelos Programas Projovem Trabalhador e Projovem Adolescente, além de alunos que já participam de cursos oferecidos no antigo Pró-Menor.

A formação, com 160 horas de duração, inclui o fornecimento de material didático e uma ajuda de custo quinzenal para o lanche e o transporte dos alunos. O diferencial do curso técnico é a ênfase no desenvolvimento das competências administrativas, o que engloba desde a parte contábil até os recursos humanos.

Os alunos frequentam as aulas diariamente e estão divididos em duas turmas, uma no período da manhã e outra no período da tarde. Segundo Valter Xavier de Abreu, agente de treinamento do Senai e responsável pelo Pronatec em Arujá, “o objetivo é a formação da competência administrativa que possa aproximá-los do mercado de trabalho”. 

Ele destaca que o auxiliar administrativo tem sua formação orientada para lidar com a diversidade do serviço administrativo na indústria, na área comercial ou de serviço: “Nestes setores o nível de empregabilidade é alto aqui em Arujá”. “A participação do aluno, no entanto, é essencial para o seu desempenho, pois as aulas são diárias e o curso é de curta duração”, completa.

A formação ocorre sob a mediação de professores que interagem e valorizam os conhecimentos prévios dos alunos. Dentre eles, diz o responsável pelos cursos, são levados em conta saberes adquiridos principalmente na área de informática. “Serão desenvolvidos modelos de ofícios e planilhas com os alunos. Com isto, trabalharemos a parte de identidade e a autonomia profissional deles”, explica.

Nova etapa

A formação fará a diferença na vida de muitos alunos. Entre eles, está Jacklane de Jesus Silva Pessoa, 31 anos, que frequenta a aula no período da manhã. Ela conta que procurou esse curso por conta do mercado de trabalho. “Eu sempre trabalhei no setor de gestão de qualidade e agora, com esse curso, poderei ingressar ainda num segundo ramo de atividade, que é o da parte administrativa”, salienta.

As estudantes do período da tarde, Tatiane Fernanda dos Santos, 16 anos, e Daniela Maria da Silva, 16 anos, estão entusiasmadas com a possibilidade de seguir carreira no setor administrativo. “Esse é um curso reconhecido. Com ele, temos a chance de crescer na área e de administrar empresas e indústrias”, diz Tatiana. “É onde pretendo atuar e me especializar”, completa Daniela.

Pronatec

O Pronatec, criado em 2011, tem como objetivo democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Integra o Plano Brasil Sem Miséria, oferecendo cursos de qualificação profissional custeados pelo governo federal e ministrados por instituições de reconhecida competência, melhorando as perspectivas de inserção da população nas oportunidades de trabalho disponíveis.

Curso técnico de auxiliar administrativo

O curso ocorre sob a mediação de professores que interagem e valorizam o conhecimento prévio dos estudantes No primeiro dia de aula, a secretária Maria Luzia (3ª da esq. para a dir.) esteve na unidade para dar as boas-vindas aos alunos As estudantes Tatiane e Daniela estão entusiasmadas com a possibilidade de iniciar carreira no setor administrativo