Arujá firma parceria com o Time do Emprego

Empregos Economia & Negócios Em 27/09/2013 12:22:19

Reportagem: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arujá

 

O prefeito Abel Larini autorizou, na última quarta-feira (25/09), a adesão do município ao programa Time do Emprego, que tem por objetivo orientar e qualificar trabalhadores com o ensino de técnicas de entrevistas, formulação de currículo e orientação para inserção no mercado de trabalho.

De acordo com a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Ifigênia Oliveira, a adesão é efetivada por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e, de início, firma o interesse do município em capacitar técnicos para a implantação do programa Time do Emprego na cidade.

         Ifigênia ressalta ainda que o Time do Emprego é uma iniciativa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT) cuja ideia central é orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses e habilidades.

         “A proposta do programa envolve a realização de doze encontros semanais de 3 horas cada um, com grupos de 20 a 25 trabalhadores desempregados e jovens que buscam o primeiro emprego. A ideia é inseri-los mais rapidamente no mercado de trabalho”, explica.    

PAT

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Arujá também vem se firmando como ferramenta necessária tanto para o trabalhador que está à procura de emprego quanto para as empresas que estão em busca de profissionais.

O sistema utilizado pelo PAT de Arujá (e por todos os outros PATs) é o do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e se baseia no cruzamento objetivo de semelhanças entre a vaga e o perfil do candidato cadastrado na unidade.

Segundo Ifigênia Oliveira, só no primeiro semestre de 2013 o PAT realizou 12.764 atendimentos via Ministério do Trabalho e um total de 530 trabalhadores foram recolocados no mercado de trabalho, por meio da atuação da unidade.

O PAT também realizou 5.383 atendimentos para outros interesses, sendo 880 do Banco do Povo, 166 do Jovem Cidadão, 1.759 homologações e 1.781 alistamentos na Junta Militar. Neste período, 797 moradores tiraram a carteira de trabalho.

“Tivemos um saldo muito positivo e conseguimos ajudar centenas de trabalhadores. Os profissionais do PAT estão de parabéns pelo empenho e também pela presteza com que atendem todos os dias”, destacou a secretária adjunta.