Arujá exibe artesanato e culinária no Revelando São Paulo

Cidades Cultura Em 20/09/2013 11:22:03

Reportagem: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Arujá

 

Com mostras de artesanato e comida típica, Arujá participa até domingo (22/09) da edição 2013 do projeto Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional Paulista, realizado no Parque da Vila Guilherme. O evento oferece ao público a oportunidade de apreciar as tradições folclóricas, gastronômicas e artesanais de diversos municípios paulistas.

Os arujaenses estão mais uma vez representados pelos artesãos André Melecsevics e Zureida Menegatti Dutra Santos. Pássaros em madeira, tapetes e diversos itens artesanais produzidos pela dupla estão à mostra. Já na culinária, Minervina Alves de Sousa serve o tradicional arroz carreteiro, vaca atolada e feijão tropeiro, considerados pratos típicos da culinária brasileira.

Melecsevics destaca que tem uma satisfação grande por expor suas artes e ver que as pessoas se interessam: “Sinto que o meu trabalho é valorizado”. Zureida, por sua vez, ressalta que é prazeroso participar de grandes eventos, como o Revelando São Paulo: “São muitas pessoas observando o artesanato arujaense”.

Já Minervina observa que, nesta última edição, um número maior de pessoas se mostrou interessado pela gastronomia de Arujá: “Estamos nos saindo muito bem. Além do mais, o evento proporciona um entrosamento muito grande com outras cidades, que muitas vezes nem conhecíamos”.

A secretária de Cultura e Turismo de Arujá, Bernadete Lucena, acompanhou as atividades do evento na quinta-feira e destacou a importância da iniciativa: “O Revelando São Paulo oferece oportunidade para que as cidades apresentem suas diversidades artísticas”.

“Todos os anos participamos desse encontro, que já é tradicional para os nossos artistas. Por isso, agradeço muito a colaboração e o empenho de nossos participantes, que representam Arujá não apenas no artesanato, mas também na gastronomia”, acrescentou a secretária.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Arujá, Flora Regina Franco Larini, também prestigiou a participação dos arujaenses no Revelando São Paulo. Ela pode acompanhou a movimentação em torno das barracas de Arujá, entre elas a da culinária. “Estão de parabéns pelos ótimos trabalhos”, disse.

Atrações

No Revelando São Paulo, o público pode conferir diversas atrações apresentadas pelos mais de 200 municípios presentes. Violeiros e sanfoneiros, grupos de danças de rodas, ciganas e folclóricas podem mostrar seu trabalho. O evento também conta com diversas apresentações indígenas.

Outro espaço de destaque da programação é o pavilhão de artesanatos, com mais de 100 estandes e cerca de 400 artesãos que produzem, durante o festival, peças em barro, trançados em fibras, palha e cipó, esculturas em madeira e ferro, fuxicos, bordados, panos de prato, entre outros.

Além do artesanato e culinária, neste ano o evento recebe uma exposição da Praça Verde, que traz ao espaço uma diversidade de flores e frutos cultivados em oito municípios paulistas. As plantas estão expostas para o público, que também participa de oficinas de telha na horta, rodas de conversas sobre temperos e chás, e do plantio de mudas nativas.

                A 17ª edição do Revelando São Paulo segue até o dia 22 de setembro (domingo). Interessados podem conferir as atividades das 9 às 21 horas. O Parque da Vila Guilherme está localizado na Avenida Nadir Dias Figueiredo s/nº. A entrada é gratuita.