Apresentações do Teatro a Bordo encantaram moradores do Mirante

Cultura Cidades Em 24/09/2013 02:53:21

Crianças e adultos do bairro do Mirante acompanharam no sábado (22/09) as atrações do Teatro a Bordo, projeto cujo objetivo é democratizar o acesso à cultura. Realizadas com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, as apresentações gratuitas de circo, teatro e cinema encantaram moradores, que estiveram reunidos na praça da Rua Serra do Itapeti.

         No período das 15 às 20 horas, o público participou de oficina e assistiu às atrações, todas realizadas num contêiner transformado em palco. “O contêiner adaptado nos permite atingir um número maior de cidades e de espectadores, levando arte e cultura para locais mais distantes”, explica a produtora do projeto, Talita Berthi.

         A oficina Recicla Mundo ensinou moradores a criarem brinquedos inspirados em personagens, reutilizando papelão e outros materiais. Já com a peça “Embornal de Histórias”, o público pôde conhecer dois contadores de histórias que se encontram e dividem experiências de viagens pelo mundo. O trio Lazer do Forró também animou o evento com suas canções nordestinas.

Na sequência, a intervenção teatral “Como Surgiu a Noite” utilizou elementos da lenda indígena para contar, com bonecos e efeitos audiovisuais, a história do surgimento da noite. A história da Cinderela, por sua vez, foi ambientada no sertão nordestino e apresentada por um contador de causos, que emocionou espectadores de todas as idades.

         O evento contou ainda com exibição de filmes de animação. “Tivemos uma programação cultural completa, autêntica e enriquecedora. Certamente muitos moradores despertaram para a cultura e, a partir de agora, buscarão mais atividades, tornado seu repertório cada vez mais amplo”, avaliou a secretária de Cultura, Bernadete Lucena.

Iniciativa

Teatro a Bordo é um caminhão-palco que viaja pelo Brasil, carregado de histórias, personagens e lendas. No cenário itinerante cabem peças de teatro, cinema e oficinas educativas. Também há espaço para o artista da cidade, que além de proporcionar a valorização da cultura local, contribui para o desenvolvimento do grupo.

Mais de 300 mil pessoas já viram as apresentações do grupo, que desde 2007 percorreu 100 municípios em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Tocantins, com atrações para tocar, ver, sentir e rir. No eixo da Via Dutra, o patrocínio é da CCR NovaDutra. O projeto é realizado pela BERTHI Produção e Arte.