Apasian conquista licença do Estado

Primeira entidade liberada para criar peixes em águas de domínio estadual é de Santa Isabel

Cidades Economia & Negócios Em 22/12/2016 18:59:49

Reportagem: Érica Alcântara 

 

No último dia 05/12, a Associação dos Pescadores Amadores de Santa Isabel - África Nilo recebeu a Licença de Operação para a atividade de aquicultura nas águas do Reservatório Jaguari. Segundo Jair Simão, a Apasian é a primeira entidade não governamental a receber esta autorização dentro de São Paulo. “Somos os primeiros pescadores a oficialmente criar peixes em águas de domínio do Estado e dentro de uma área de proteção de mananciais”, comemora.

A Cetesb informa que a Licença de Operação, tem validade até 05/12/2021, refere-se à utilização de 112 tanques-rede de 8m3 de volume útil cada um, totalizando um volume útil de 900m³. “A Apasian atendeu a todas as exigências das leis ambientais da União, do Estado e do Município”, diz.

Jair conta que a previsão é que o primeiro lote de peixes (tilápia) adquiridos pela Apasian, para serem criados na represa do Jaguari, chegará em janeiro. “Eles foram comprados de um produtor de Jarinu. A partir daí, no final do ciclo de seis meses poderão ser vendidos no mercado. Toda a renda arrecadada suprirá os custos da criação, os investimentos para a manutenção do projeto e o lucro líquido deverá ser dividido entre as 11 famílias envolvidas no projeto”, explica.

 

Notícias Relacionadas