Água fedida volta as torneiras isabelenses

Uma limpeza no reservatório do Jd. Monte Serrat fez com que moradores recebessem, nesta semana, água verde e fedida. Roupas foram perdidas e pessoas passaram mal ao ingeri-la. As imagens foram enviadas para o WhatsApp do Jornal Ouvidor 9 8904-6228

Cidades Saúde Em 02/10/2015 16:43:14

Reportagem: Bruno Martins

 

Foi de assustar a cor da água que chegou nesta semana nas torneiras de algumas famílias residentes no Bairro Jd. Monte Serrat, em Santa Isabel. Verde escura e com um cheiro insuportável. Moradores relatam que familiares ingeriram o liquido e em seguida passaram mal, outros foram obrigados a lavar roupas com água comprada. O diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Santa Isabel, Paulo Maduro disse que o problema foi em decorrência de uma limpeza do reservatório, mas que tudo está sob controle.

Quem conseguiu evitar, rapidamente fechou o registro das residências para impedir que a água fedida se misturasse a água das caixas d’água das casas, outros não tiveram a mesma sorte: “Depois que minha mãe tomou água direto da torneira, ela começou a passar muito mal. Temos caixa d’água então eu comecei a procurar o problema, quando abri a torneira direto do cavalete saiu uma água com cor de petróleo, fedida”, diz Marcelino Severino de Lira, morador rua Ladeira Monte Serrat.

Foi na Viela Celso Lobo de Camargo, no mesmo bairro, que Suelen de Castro Ramos foi obrigada a utilizar a água de galão, que ela compra para beber, para lavar o uniforme escolar do filho: “Tive ainda que ferver a roupa para ela não sair amarela. Como podem mandar água desse jeito para as casas das pessoas, isso é um absurdo. Falta de respeito”, lamentou. 

Responsável pelo DAE, Paulo Maduro declarou que o problema se deu em decorrência de uma limpeza feita no reservatório do bairro, que contou ainda com supervisão de técnicos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp): “No procedimento de limpeza foi utilizado apenas água hidratada. Essa é uma higienização necessária pois não podemos deixar o reservatório sujo, isso sim interfere na qualidade da água”, explica.

Além do Jd. Monte Serrat, os reservatórios dos bairros Jd. Novo Éden, Jd. Portugal, Jd. Eldorado e Jd. das Acácias foram limpos. Maduro garante que os moradores foram avisados através da rádio comunitária e de porta em porta, por funcionários da Prefeitura, antes da limpeza ser feita. A assessoria de imprensa divulgou por meio de rede social a limpeza dos reservatórios e no próximo dia 07 as caixas d’águas que serão limpas são dos bairros Vila Guilherme e Pq. Santa Tereza, em 04 de novembro outro reservatório do Jd. Eldorado será limpo. As Estações de Tratamento de Água ETA’s I e II serão lavados nos dias 15 e 22 de outubro: “Nestes dias o abastecimento será interrompido do dia 15 até o dia 16 e do 22 até o dia 23”, informou.