Água de Chuva será recurso no novo Posto de Saúde de Igaratá

Estima-se que em um ano a Prefeitura terá economizado mais de um milhão de litros de água

Política Em 02/11/2017 19:33:39

Com quase 800 metros quadrados de telhado, o novo posto de saúde de Igaratá poderá se transformar, junto com o prédio da Prefeitura em uma fonte de água para irrigação e limpeza das praças da cidade. 

O prefeito Celso Palau determinou essa semana que a Secretaria de Obras estude a implantação de um coletor de água de chuva de modo que toda a água que cair sobre os telhados dos dois prédios possam ser canalizadas para um reservatório e utilizadas nos serviços municipais.

- É uma extensão muito grande de telhado. No caso do Posto de Saúde, por exemplo, segundo os institutos especializados, Igaratá tem uma pluviosidade média anual de 1.367 milímetros de chuva. Entre o mês mais seco e o mês mais chuvoso, a diferença é de 217 milímetros. Isso nos permite estimar que teremos, ao longo do ano, um volume captado de mais de 1,3 m3 de água por metro quadrado.  É dinheiro que a Prefeitura deixará de gastar com o pagamento de água para irrigação dos jardins e limpeza.

Mais otimista, o secretário de obras eng.  Rodrigo Camargo Vieira calcula que o volume de água captado apenas pelo telhado do Posto de Saúde poderá representar mais de um milhão de litros por ano, uma quantidade que não haverá meios de reservar, principalmente no tempo de chuva quando o excedente deverá ser destinado à galeria.

Segundo o Secretário uma obra desse porte tem baixo custo e pode representar, ao longo dos próximos anos, uma substancial economia para o município. – O importante é planejar e executar isso antes que a empresa que está construindo o Posto de Saúde faça a concretagem do pátio, permitindo a colocação dos reservatórios e a canalização das águas pluviais.

OBRA

Enquanto o prefeito Celso Palau busca formas de reduzir o custo de operação da Prefeitura com a coleta de água de chuva para atendimento dos serviços de irrigação e limpeza a Construtora Zaninni começa a fase de acabamento das novas instalações do Posto de Saúde.

Previsto para ser entregue nos primeiros meses de 2018, o Posto de Saúde dará um salto de qualidade no espaço para tratamento dos igarataenses. Atualmente as paredes estão recebendo os revestimentos e em alguns espaços já estão concluídas as instalações elétricas e hidráulicas.

Segundo o engenheiro da Sabesp responsável pelo acompanhamento da obra, a instalação de reservatórios para a captação da água de chuva é uma medida que vem cada dia mais sendo usada por empresas e administrações para reduzir custos e poupar água: - faz parte da busca da sustentabilidade, diz ele acrescentando que o momento correto para planejar e executar esse serviços em Igaratá é “agora”.