AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS REFORÇAM MEDIDAS PREVENTIVAS

O cronograma de ações de Combate às Endemias no município continuam.

Saúde Em 23/06/2020 18:31:58

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza diariamente vistorias nas zonas urbanas e rurais com o intuito de identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, além de orientar a população sobre as medidas de prevenção que devem ser adotadas.

Aedes Aegypti é o mosquito responsável por transmitir graves doenças, como a dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

O setor de Endemias da cidade mantém um trabalho preventivo ininterrupto que inclui: visitas domiciliares diárias, vistorias de pontos de incidência, nebulização quando necessário, distribuição de telas para caixa d’água e hipoclorito, leitura de larvas e mosquitos, atendimento às denúncias de moradores, orientação e distribuição de panfletos.

Para prevenir criadouros é necessário manter o domicílio sempre limpo, evitar o acúmulo de água parada; colocar areia nos vasos de plantas; não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos ou riachos; utilizar repelente regularmente e fazer uso de inseticidas.

É importante ressaltar que apesar dos esforços direcionados ao enfrentamento do Covid-19, o Governo Municipal não deixou de investir no combate a outras doenças.

Seguindo todos os protocolos sanitários e as recomendações da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen), os Agentes não estão entrando dentro de residências, onde moram pessoas pertencentes ao grupo de risco para contágio do novo Coronavírus.