Ações de conscientização realizadas nas Unidades de Saúde

Em Santa Isabel, palestras sobre cuidados com a saúde continuam reunindo munícipes de diferentes idades em todas as Unidades Básicas de Saúde

Saúde Em 21/02/2019 16:14:10

por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Isabel

Em Santa Isabel, palestras sobre cuidados com a saúde continuam reunindo munícipes de diferentes idades em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS’s e Estratégias Saúde da Família – ESF’s. As ações educativas e preventivas acontecem durante o ano todo.

Na última terça-feira (19/02) a Prefeitura Municipal de Santa Isabel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mediante a atuação da Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, promoveu uma palestra na Estratégia Saúde da Família – ESF Vila Nova. Dessa vez, doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson foram abordadas.

O Médico Dr. Lucas Santiago, acompanhado do Enfermeiro Valter Aparecido e das Auxiliares de Enfermagem Lucilene Miranda e Maria Ilma, apresentou aspectos das doenças; diagnósticos; sintomas; fatores de risco e possíveis tratamentos, tanto do Alzheimer e Parkinson.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas. No início, a perda da memória recente é o sintoma mais comum.  Com a evolução do quadro, o Alzheimer afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. Já a doença de Parkinson é um distúrbio neurológico do movimento, progressivo e degenerativo que afeta principalmente pessoas acima de 60 anos.

 “Essas ações que acontecem diariamente e são essenciais para que possamos contribuir para o aumento da qualidade de vida da população. Temos investido muito na conscientização e prevenção de toda e qualquer doença”, alertou a Secretaria Municipal de Saúde, Estela Santana.