ACISI faz parceria de estágio com o Instituto Talentos

Objetivo da parceria é gerar mais oportunidades aos jovens talentos da região

Economia & Negócios Cidades Empregos Em 13/04/2017 19:57:01

 

A Associação Comercial e Industrial de Santa Isabel (ACISI) firmou convênio de parceria com o Instituto Talentos, organização sem fins lucrativos que atua nacionalmente no desenvolvimento e gerenciamento de Programas de Estágio, Programas de Aprendizagem e Programas de Pessoas com Deficiência (PCD).

O convênio permite que a ACISI seja a operadora desses programas em Santa Isabel e Igaratá, proporcionando mais agilidade e comodidade aos empresários e estudantes da região, que contarão com o atendimento completo realizado nas instalações da Associação Comercial.

Na terça-feira, 04/04, a diretora executiva do Instituto, Priscila Mercado, concedeu uma entrevista à Net TV Ouvidor explicando o funcionamento do programa de estágio. Antes, entretanto, ela expôs que a instituição que representa trabalha com dois programas além do estágio. 

O Aprendiz de Talento, baseado na lei 10.097/2000, propicia a geração de renda, dando ao jovem a oportunidade de transformar a sua realidade social por meio do trabalho. Outro programa é o Talento Eficiente que permite às empresas mais conscientes do seu papel social e legal, compreender e praticar a inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD) como uma ação que pode transpor as barreiras do preconceito, construindo sua sustentabilidade com base na valorização e respeito às diferenças individuais. (Lei 8.213/1991). Ambos programas cumprem cotas determinadas por lei para a empresas, em função do número de empregados.

A entrevista de Priscila ao Ouvidor concentrou-se no programa de estágio, já disponível em Santa Isabel através da ACISI. Nesse, os serviços prestados aos estudantes são totalmente gratuitos e a parceria com a Associação Comercial prevê, ainda, redução no valor pago pelas empresas para administração dos contratos junto ao Instituto Talentos. O desconto é válido para todos os associados da ACISI, desde empresas privadas até profissionais liberais.

Com a implantação do Programa de Estágio (Lei 11.788/2008), é possível contratar estudantes a partir de 16 anos para atuarem em atividades compatíveis com sua área de formação, sem vínculo empregatício e, consequentemente, sem encargos sociais e trabalhistas. Se por um lado o estágio beneficia o empresário que aceita o estagiário, por outro facilita a profissionalização, dando a chance ao estudante de aplicar na prática os conhecimentos teóricos obtidos no ambiente escolar, e permite à empresa desenvolver novos talentos com os custos bem reduzidos. 

Assista a entrevista no canal Youtube do Jornal Ouvidor.

Mais detalhes sobre os benefícios da parceria podem ser obtidos junto à ACISI pelo telefone (12) 4656-2669 ou Rua Imperatriz Tereza Cristina, 62, Santa Isabel.