A despedida de Jamir

Depois de 20 anos de vereança, Jamir Varalo se despede, sob aplausos, da Câmara Municipal de Santa Isabel

Política Perfil Em 16/12/2016 18:03:18

Reportagem: Bruno Martins

 

Durou pouco menos de dois minutos aquele que foi o último discurso do vereador Jamir Varalo na tribuna da Câmara Municipal de Santa Isabel. Na terça-feira, 13/12, ele aproveitou a última sessão ordinária do ano para agradecer a diretoria e demais vereadores os anos ali trabalhados. Jamir que se despede depois de 20 anos seguidos de vereança, foi saudosamente aplaudido pelo público presente na sessão.

Aos 71 anos, Jamir se aposenta da vida pública, depois de cinco mandatos como vereador em Santa Isabel. Ele explica que as limitações da idade o impedem de correr como antes para ajudar a cidade e principalmente seus eleitores. A esposa, com quem é casado há 42 anos, Maria Machado Figueiredo (Fofa) e a filha Patrícia Machado Figueiredo que o apoiaram na decisão difícil: “O vereador tem a missão de estar disponível para ajudar o povo sempre que for solicitado, a qualquer hora do dia. Eu já não estou mais com este pique todo. Eu vi que não ia conseguir continuar, então resolvi parar”, diz. 

Jamir tornou-se vereador em 1997, na época trabalhava como comerciante e conseguiu 347 votos e foi o 6º vereador mais votado da cidade. Nos anos 2000, 2004 e 2008, só deu Jamir nas urnas, pelos três anos seguidos foi o vereador mais votado da cidade conquistou nas eleições de 2008, mais de 2.000 votos e ficou ainda entre os 100 vereadores mais votados do Estado. Na última eleição, em 2013, Jamir teve 537 votos.

Para ele o sucesso como vereador se deve ao trabalho assistencial que sempre realizou: “Eu venci as eleições sem gastar quase nada nas minhas campanhas. Visitava com frequência os bairros, acompanhava pacientes a consultas médicas, visitava os acamados e até cortava cabelo daqueles que não tinham como pagar um cabelereiro. Alguns chamam isso de assistencialismo, mas para mim isso é amor e é disso que o povo precisa”, diz.  

Aos vereadores novatos que ingressam a Câmara a partir de 1º de janeiro de 2017, Jamir aconselha: “Ajude o nosso povo, esteja disposto a correr atrás para trazer recursos para a cidade e procure fechar boas alianças com qualquer prefeito que estiver no comando da cidade, só assim vamos avançar e melhorar ainda mais”, finaliza.  

 

Notícias Relacionadas