Projeto que reconhece Guararema como Município de Interesse Turístico é aprovado na Alesp

Projeto defendido pelo deputado estadual André do Prado com respaldo do prefeito de Guararema, Adriano Leite foi aprovado por deputados e segue para sanção do Governador

Cidades Empregos Turismo & Natureza Em 22/05/2017 11:57:39

Assessoria de  Imprensa Prefeitura de Guararema

 

 

Guararema está a um passo de se tornar Município de Interesse Turístico (MIT) e receber recursos direcionados para investimentos na área. O Projeto de Lei nº 305/2017 foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta terça-feira (16/05). A votação, liderada pelo deputado estadual André do Prado, que apresentou o projeto inicial na Casa de Leis, foi acompanhada pelo prefeito Adriano Leite; pelo responsável pela pasta, Fernando Moura; pelos vereadores Alcídio Mariano Martins, André Costa da Silva, César Romero Pontes Brito (César da Imobiliária), José Francisco Beraldo Junior (Junior da Casa de Ração), José Francisco da Fonseca (Zezão do Porto) e Odvane Rodrigues da Silva; secretários municipais Sidnei Santos Leal e Irineu Cláudio Leite; pela equipe do Setor de Turismo e membros do COMTUR.


O trabalho para que o município fosse reconhecido pela sua vocação turística, teve início na gestão do ex-prefeito e hoje deputado federal, Marcio Alvino, ainda pleiteando o título de Estância Turística. Em 2012 o Setor de Turismo da Prefeitura de Guararema começou os trabalhos para viabilizar o reconhecimento, porém como já existia o número máximo de estâncias no Estado (setenta), Guararema ficou inviabilizada de receber o título. Em 2015 o deputado estadual, André do Prado deu entrada no projeto de lei 1635/2015, que pedia o reconhecimento como MIT e que originou o projeto aprovado hoje.


De lá para cá a Prefeitura atendeu a várias exigências do projeto do MIT como levantamento dos dados turísticos, elaboração do inventário turístico, elaboração do Plano Diretor do Desenvolvimento Turístico, pesquisa de demanda potencial, entre outros requisitos em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).


Em março deste ano o secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko, em reunião com o prefeito Adriano Leite e o deputado estadual, André do Prado, anunciou que o projeto de Guararema deveria ir para a votação na Alesp em meados de maio. Agora, com a aprovação pelos deputados estaduais, o projeto segue para sanção do governador Geraldo Alckmin, que deve acontecer de 15 a 30 dias.


Para o deputado estadual, André do Prado, o fato de Guararema estar entre os municípios de Interesse Turístico é o reconhecimento da vocação da cidade. “Foram vários anos se preparando para ser uma cidade turística, para que pudesse receber seus visitantes para conhecer as belezas naturais e outros pontos de visitação da cidade. Foram vários investimentos feitos em infraestrutura e nos atrativos, que são os diferenciais da cidade. É um dia que justo e merecido reconhecimento à cidade”, argumentou. 


Com o reconhecimento Guararema passará a receber um recurso anual do Estado estimado em R$ 550 mil direcionado exclusivamente para incrementar o turismo, bem como os atrativos já existentes como o Pau d’Alho, Luís Carlos, a Maria-Fumaça, Pedra Montada, além dos eventos como o Cidade Natal e Festival de Meio Ambiente. Além disso, a partir do ano que vem, Guararema poderá ser elevada à condição de Estância Turística caso seja classificada como um dos três melhores municípios de interesse turístico entre os 140 existentes.


Para o prefeito Adriano o título gera um impacto na economia e consequentemente no retorno na qualidade de vida da população dos serviços públicos. “O Turismo é uma das atividades econômicas que mais empregam em Guararema e que, consequentemente, impacta na geração de receita para o município e renda para a população, isso reflete na manutenção dos serviços essenciais e na qualidade de vida da população de Guararema”, ressaltou.