Acessibilidade e projetos arquitetônicos inclusivos serão temas de palestra gratuita no Mackenzie Campinas

Aula será ministrada pela diretora/presidente do Instituto Brasil Acessível

Construção & CIA Em 27/04/2015 10:38:29

Amanhã, dia 28, a partir das 13h30, a Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas receberá a palestra de sensibilização e capacitação intitulada: “Da Acessibilidade ao Projeto Inclusivo”. O evento aberto ao público tem o intuito de conscientizar os participantes sobre a importância da adequação do espaço construído às necessidades do usuário.

A palestra será ministrada pela arquiteta Dra. Sandra Perito, diretora/presidente do Instituto Brasil Acessível (Instituto Brasileiro de Pesquisas, Desenvolvimento e Promoção da Inclusão Social no Ambiente Construído).

Uma das premissas do tema abordado é ir além do básico. A profissional pretende despertar nos presentes a relevância e responsabilidade social dos diversos atores da área de construção para projetos que tenham como foco a construção de ambientes acessíveis e inclusivos.

No conteúdo da palestra serão abordados assuntos como conscientização, porque projetar para a inclusão, acessibilidade e desenho universal, desenho universal – princípios e conceitos, exemplos de aplicação dos princípios do universal design, além da apresentação de exemplos nacionais e internacionais.

A palestra acontecerá no campus da Instituição, localizado na Av. Brasil, 1.220, Jardim Guanabara – Campinas.  Para participar, basta comparecer à Universidade.

Sobre o Instituto Brasil Acessível

O Instituto Brasil Acessível (IBA) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cuja missão é promover a inclusão social através do ambiente construído, com atuação direcionada à promoção da educação, do desenvolvimento econômico e social e combate à exclusão, contribuindo para a integração dos indivíduos na plena cidadania.

Sobre a palestrante

Dra. Sandra Perito é arquiteta formada pela FAU/USP em 1983. Doutora em Arquitetura Inclusiva pela mesma instituição, em 2004. Diretora/presidente do Instituto Brasil Acessível. Sócia-Diretora da Marcondes Perito Arquitetura, em São Paulo. Membro da comissão de definição do Decreto de Selos de Habitação – SEPED: Secretaria Municipal Especial da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida – São Paulo. Membro do grupo: Acessibilidade dos espaços construídos aos idosos, do Comitê Brasileiro de Acessibilidade da ABNT. Consultora do Departamento de Neurocirurgia do Idoso da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – NEUROGER. Especializada em Design of Corporate Office e Store Planning pela UCLA - Los Angeles, EUA. Teve participação no apêndice do livro “Home Design in na Aging World, Rosenfeld Jeff, Chapman Wild. Fairchild Books, fevereiro 2008”.  Autora do capítulo: “Moradias Inclusivas no Mercado Habitacional Brasileiro”, do livro “Desenho Universal: Caminhos da Acessibilidade no Brasil”, Ornstein, Sheila, Lopes M. Elisabete, Prado, Adriana. Annablume, março 2010.


Sobre o Mackenzie


A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

 

Fonte: Instituto Presbiteriano Mackenzie